Copyright © 2007-2015 Abadia Nossa Senhora da Santa Cruz, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
O mosteiro de Itararé estava comemorando as suas “Bodas de Prata” no ano de 1975. Essa primeira etapa de sua existência foi uma boa fase quanto ás vocações, de tal forma que em breve espaço de tempo, apenas dois anos após a primeira fundação, a sua abadessa, pode iniciar uma segunda fundação, desta vez no Estado do Mato Grosso. Era o presente de suas Bodas. Para isto, solicitou a devida autorização ao bispo de Campo Grande, Antônio Barbosa, que a concedeu com toda a alegria e bom auspício, no dia da festa de São Bernardo, no ano de 1975. A Madre Stefânia também recebeu a autorização necessária do bispo Ordinário de Itararé para a saída da clausura das cinco monjas fundadoras, as quais chegaram e iniciaram a vida monástica em Campo Grande, em 3 de fevereiro de 1976 . Essa segunda fundação tem como patrona Nossa Senhora Aparecida. Sua primeira superiora foi a Irmã M. Menna Graupner, nomeada em 13 de fevereiro sucessivo.
Para o reconhecimento canônico da nova fundação, o Procurador Geral da Ordem enviou à Santa Sé o devido pedido em 3 de maio de 1976 . A Santa Sé, 3 dias depois, confirmou a nova fundação e ao mesmo tempo concedeu o direito de ter noviciado, com o Rescriptum 9046/76, da SCRIS . Por sua vez, o Abade Geral, Sighard Kleiner, emitiu o Decretum Executoriale , em 11 de maio de 1976, de acordo com a concessão da Santa Sé.
A messe precisava de operárias e Deus as concedeu de forma que, dez anos após a fundação, em 13 de fevereiro de 1985, o mosteiro foi elevado a Priorado sui iuris, com 56 votos Placet e apenas um Non Placet , durante o Capítulo Geral da Ordem realizado naquele ano. Com isto, a comunidade de Campo Grande pode fazer a sua primeira eleição canônica de sua superiora, na qual foi eleita como Prioresa, a Irmã M. Menna Graupner . Pouco tempo depois, em 1988, o mosteiro já dispunha dos requisitos para ser elevado à dignidade de abadia, para o que a Prioresa fez o pedido ao abade Presidente da Congregação Brasileira, o qual encaminhou o pedido à Santa Sé, através da Cúria da Ordem, em 23 de agosto de 1989. Por sua vez, a Cúria enviou o devido pedido à CIVCSVA, em 25 de setembro imediato . A Santa Sé, em 6 de outubro de 1989, elevou o mosteiro de Nª. Sª. Aparecida, vulgo mosteiro de Campo Grande, à abadia .

Histórico

Reverenda Madre

Benigna Silva O. Cist.

2ª Abadessa

Comunidade monástica

Mosteiro Cist. N. Sra. Aparecida
Av. Eduardo Elias Zahran 2111, Caixa Postal 217
BR-79002.970 Campo Grande - MS
Brasil

Tel.: +55 (67) 3341 22 35
Fax: +55 (67) 3341 82 75
E-mail: mosteiro@mosteirocampogrande.com.br

Web:

www.mosteirocampogrande.com.br

Aeroporto: Campo Grande MS (10 km)
Arquidiocese: Campo Grande
Pater immediatus: Abbas de Itaporanga

Mais informações
Abadia Nossa Senhora Aparecida
Monjas Cistercienses
Início